terça-feira, 26 de julho de 2011

Origem da Profissão de Secretariado


Origem da Profissão de Secretário(a)

Por Rodrigo Müller*

Vasculhando a internet em busca de textos sobre a origem do profissional de Secretariado, percebe-se que todos remontam à idade antiga, provavelmente no antigo Egito, por volta de 500 a.C. A profissão era exercida pelos escribas, que eram os homens que dominavam a escrita, faziam e controlavam as contas, classificavam e organizavam os arquivos, recebiam, anotavam e faziam serem cumpridas as ordens.

Com o passar dos anos e entre todas as transformações pelas quais a profissão passou, percebe-se que a predominância do sexo masculino no controle desta atividade era inquestionável.

Foi apenas a partir de meados do século XX que as mulheres começaram a entrar neste mercado. A explosão das guerras mundiais contribuiu para a entrada da mulher no mercado de trabalho, que em sua maioria era composto por homens. E desta forma, com a profissão de Secretariado não poderia ser diferente.

Trilhando um caminho árduo as mulheres foram aos poucos conquistando mais autonomia no exercício da profissão, e isso contribuiu para a conquista da regulamentação da profissão de Secretariado Executivo, que ocorreu em 1985, com a aprovação da Lei n° 7.377 de 30 de setembro do mesmo ano.

Nesta época começaram a surgir os sindicatos regionais, em função do fortalecimento da profissão, e no ano de 1989 foi aprovado o Código de Ética do Profissional de Secretariado.

Nos dias atuais, o Profissional de Secretariado não se limita ao cumprimento de ordens e execução de tarefas. O profissional passou a assumir um papel mais dinâmico e pró-ativo dentro das organizações, passando a atuar com Assessor não apenas do executivo, mas de toda a organização, controlando os fluxos de comunicação interna, externa e internacional, liderando equipes de trabalho, resolvendo problemas inerentes à profissão, desenvolvendo eficazmente as técnicas secretariais, buscando integrar as equipes de trabalho e contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais.

Referências:

WILLERS, Ednilse Maria. Histórico Profissional e a Regulamentação da Profissão. Apostila de Técnicas Secretariais I. Unioeste - Campus de Toledo, 2007.
FENASSEC. Federação Nacional das Secretárias e Secretários. A origem da Profissão de Secretária. Disponível em: . Acesso em: 08, ago. 2010.

*Rodrigo Müller é acadêmico do curso de Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - Campus de Toledo.

Secretariado retira Letras do nome (finalmente!!!!)


O curso Letras – Secretariado Executivo terá o nome alterado atendendo um pedido feito pelo MEC e começará a chamar-se apenas Bacharel em Secretariado Executivo. De acordo com Carlos José de Carvalho Pinto, diretor de gestão e desenvolvimento acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, o nome não foi alterado em 2010 porque o pedido do MEC ainda não foi feito através de solicitação oficial. O curso continuará integrando o Departamento de Letras e Literatura Estrangeira (DLLE) e, conforme a coordenadora  do curso, apesar da mudança de nome, o Secretariado Executivo não tem mudanças na estrutura ou no currículo previstas até o momento. O MEC estabeleu essa alteração a fim de unificar os nomes dos cursos de Secretariado  de todo Brasil  e também para que sejam evitadas ambiguidades e concepções errôneas do profissional de Secretariado em relação ao profissional de Letras.

domingo, 24 de julho de 2011

II Encontro de Acadêmicos de Secretariado da UFSC já tem data definida.

O II Enasec da UFSC acontecerá no dia 29 e 30 de setembro no auditório do CTC.  O evento trará professores de secretariado, representates do SINSESC, discentes e egressos do curso e profissionais de Secretariado.
A programação estará disponível em breve. 

Atenciosamente,

Comissão Organizadora  do Evento - Philippi J. Pedro , Simone Carraro  e Djulyan Passos

O I Encontro de Acadêmicos de Secretariado Executivo foi um sucesso




Os acadêmicos do curso de Letras – Secretariado Executivo realizaram na noite da quinta, 30/09/10, no auditório do Centro Sócio-Econômico, o I Encontro de Acadêmicos de Secretariado Executivo. O evento foi alusivo ao dia do profissional da área e teve a participação de Katia Moreira, egressa do curso e secretária executiva dos conselhos da UFSC, e da professora Eliane Wanser, especialista em desenvolvimento e capacitação de profissionais de secretariado. O curso, que pertence ao Departamento de Letras e Literatura Estrangeira, tem 197 alunos matriculados regularmente.
A formalidade do cerimonial na entrada indicava a importância do evento. Poucas cadeiras ficaram livres no auditório; a maioria delas ocupada por mulheres – fato comentado pela palestrante. Eliane Wanser foi professora do primeiro curso de secretariado executivo de Santa Catarina, na Universidade Regional de Blumenau (Furb) e disse que, em 17 anos, teve pouquíssimos alunos do sexo masculino. Conduzindo a palestra com bom humor e abrindo espaço para intervenções do público, a consultora ouviu a reclamação de uma aluna afirmando que o curso é desconhecido até por parte de docentes da Universidade e criticou o estereótipo criado a respeito da profissão de secretária.

Não só recados e cafezinho

O perfil da profissão mudou bastante nesse começo de século. Considerada simples atendente de telefones e gerenciadora de agendas dos chefes, a secretária atual precisa ter a capacidade de realizar múltiplas tarefas e dominar idiomas estrangeiros. Regulamentada pela lei 7.377 de 1985, a profissão é encarada, nas grandes empresas, com importância para as atividades do mundo corporativo. De acordo com Eliane Wanser, o profissional de secretariado atua hoje como mediador e harmonizador do ambiente de trabalho. “A secretária funciona como ponte entre o gestor e os públicos da empresa. Ela tem hoje um papel muito mais estratégico do que operacional.”, completa. Para a professora Susana Maria Fontes, coordenadora do curso de Secretariado Executivo da UFSC, a realização do evento serviu para mostrar o crescimento da área.
Sobre a graduação em secretariado, a palestrante afirmou que, por ser uma profissão envolvida com diversas áreas, o currículo deve ser multidisciplinar. Conseguir um estágio na área para conhecer a rotina da profissão e elaborar um plano de carreira enquanto se é estudante também são fatores importantes, na opinião da professora. “É preciso ter uma postura profissional ainda durante o curso. Isso gera credibilidade.”

Por que 30/09?

O Dia do Profissional de Secretariado é comemorado no dia 30 de setembro em homenagem a Lilian Sholes. Nascida em 1850, ela se tornou a primeira mulher a usar uma máquina de escrever em público, inventada por seu pai, Christopher Sholes. Em comemoração ao centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever criaram concursos para escolher a melhor datilógrafa. Como muitas secretárias participavam, o 30 de setembro passou a ser conhecido como “Dia das Secretárias”.
Internacionalmente também existe um dia dedicado aos profissionais de Secretariado. A última quarta-feira do mês de abril é considerada Dia Internacional da(o) Secretária(o). Os profissionais de secretariado também têm um santo protetor. São Jerônimo foi secretário do Papa Dâmaso, que comandou a Igreja Católica entre 367 e 384 d.C.
A habilitação Letras – Secretariado Executivo/Inglês oferece 40 vagas anualmente no vestibular para entrada no segundo semestre, no período noturno. A coordenadoria do curso fica na sala 210, bloco B, do Centro de Comunicação e Expressão.
Por Victor Hugo Bittencourt/ Aluno do curso de Jornalismo da UFSC