Este blog é um espaço dedicado aos acadêmicos de cursos de Secretariado Executivo, profissionais da área de secretariado e a todos interessados em conhecer mais sobre nosso curso e nossa profissão.(Criado e mantido por acadêmicos do curso de Secretariado Executivo da UFSC - Campus de Florianópolis).
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Programação do II ENASEC da UFSC - OFICIAL
Programação:
Dia 29/09 – Quinta-feira:
18h:30min : Abertura Oficial
19h:20min: Profa Ms. Eliane Wanser - ''Ferramentas de ''memória'' do Secretário Executivo''
20h:20min :Intervalo
20h:30min: Mesa-redonda - ‘’ Uma conversa sobre a profissão de secretário(a) ’’
21h:50min: Encerramento do 1o dia do Evento
Dia 30/09 – Sexta-feira:
18h:30min: Abertura do 2o dia do II ENASEC da UFSC
18h:45min: Ms. Kátia Denise Moreira - ''O Secretário Executivo como mediador de conflitos'‘
19h:30min: Prof° Ms. Vinícius de Lucca Filho - ''Direto ao ponto: aspectos práticos de cerimonial e protocolo'‘
21h:00min: Encerramento do II ENASEC da UFSC
21h:20min:Coquetel de Encerramento
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Programação do II ENASEC da UFSC
II ENCONTRO DE ACADÊMICOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UFSC
Quinta-feira (29/09)
18:30 Abertura do II ENASSEC da UFSC
19:20 Professora Ana - Leis, Código de Ética e Registro Profissional
20:20 Intervalo
20:30 Professora Ms. Eliane Wanser - Ferramentas de ‘’ memória’’ do Secretário Executivo
21:50 Encerramento do 1o dia do Evento
Sexta-feira (30/09)
18:30 Abertura do 2o dia do II ENASEC da UFSC
18:45-''O Secretário Executivo como mediador de conflitos'' - Kátia Denise Moreira
19:20 ''Redação Oficial e Empresarial'' - Prof. Ms. Regis Bueno da Silva
20:10 Intervalo
20:20 ''Direto ao ponto: aspectos práticos de cerimonial e protocolo'' - Prof. Ms. Vinícius de Lucca Filho (IFSC)
21:45 Encerramento do II ENASEC da UFSC
Comissão Organizadora: Djulyan Passos
Philippi Jacinto Pedro
Simone Carraro
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
A Secretária que faz
Uma visão colorida do que é secretariar
“Você é gestor(a) do próprio conhecimento!” Esta é uma das frases mais lidas e mais marcantes do livro intitulado A secretária que faz, de autoria da Professora Eliane Wamser. O livro é de publicação da Editora Nova Letra, patrocinado pelo Instituto Bem Viver, publicado em 2010, 1ª edição.
Eliane Wamser é blumenauense, graduada em Letras e mestre em educação pela Universidade Regional de Blumenau, onde também foi professora dos cursos de Secretariado Executivo Bilíngue e Turismo e Lazer de 1992 a 2009. Atualmente é professora do curso de especialização em Secretariado: MBS em Gestão de Pessoas e Processos, ofertado pelo CESUSC/SINSESC em Florianópolis-SC; consultora e instrutora de treinamento nas áreas de etiqueta empresarial, protocolo corporativo, assessoramento executivo e postura profissional. A Professora Eliane também é especialista em desenvolvimento profissional e capacitação de profissionais do secretariado.
O livro, de 98 páginas, é dividido em três partes principais, dentro das quais estão os capítulos menores, condizentes com o assunto abordado em cada parte. O layout é bastante contemporâneo, com letras de tamanho médio, bom espaçamento e com grande largura de bordas, largura um pouco demasiada para quem é acostumado a ler livros de cunho empresarial ou acadêmico científico.
A primeira parte retrata um pouco da história da autora, de seus passos na vida acadêmica e profissional. Sempre enfatizando sua vontade de vencer e com objetivos muito bem definidos, a autora demonstra grande afeto por suas memórias e orgulho pela trajetória de vida que traçou e realizou. Mais ênfase ainda foi dada - pela autora - na questão do aprendizado. O “aprender a aprender”, a importância da formação continuada, a busca por novos conhecimentos e a constante atualização acadêmica e social estão entre os assuntos mais abordados, as experiências mais relatadas e os conselhos mais enfatizados.
Cito agora, um trecho do capítulo: “Aprender a Aprender: A Mola propulsora”: “Assumi a responsabilidade por minha aprendizagem. Aprender a aprender foi minha mola propulsora para acordar a cada dia com mais disposição para buscar novos conhecimentos. “ Conforme podemos perceber, a grande chave para o sucesso da autora como profissional, está justamente em sua sede de conhecimento, sua busca constante por novos horizontes do saber.
Na segunda parte do livro, é retratada - de forma sucinta, porém esclarecedora e fascinante - a história da profissão de secretariado. Desde o início, na época dos escribas, passando pelo ingresso das mulheres nos escritórios e no mercado de trabalho, contando resumidamente a história, a evolução tecnológica que acompanhou o trajeto da profissão, e seu papel nas organizações, tanto em tempos passados como na atualidade.
Além do que já foi mencionado, a autora também aborda as principais funções de um secretário(a), a regulamentação da profissão, e dá dicas para lidar com o preconceito que infelizmente assola esta nobre profissão. Sempre enaltecendo as qualidades do secretário(a) e, muitas vezes, referindo-se a ele(a) como “assessor(a)”, a autora enfatiza seu orgulho em relação à profissão que tanto ama. Eliane também trata das responsabilidades atribuídas ao cargo de secretária executiva, e coloca - de forma muito sábia - as principais questões que envolvem o “ser secretária”, bem como tarefas e atribuições da função.
A terceira parte, intitulada Compartilhando Experiências, é mais voltada para a prática da profissão em si, e para questões pessoais de quem a pratica. Vários temas são abordados, dentre os quais, autoanálise, planejamento de carreira, apresentação pessoal, elegância, classe, como lidar com bajulações, diálogo, protocolo no ambiente de trabalho, proatividade, decisões e outros. São temas atuais, importantes, e regados de conselhos de quem vivenciou experiências de sobra para compartilhar, contribuindo generosamente para o crescimento e aperfeiçoamento de qualquer pessoa que deseja secretariar ou assessorar.
Interessantíssima e muito objetiva, a autora consegue captar a atenção do leitor para aspectos fundamentais da vida, úteis para qualquer profissão, e inclusive, chama atenção para questões de âmbito fundamental, como ética, integridade, educação e bons costumes. Tais informações, dispostas no preto e branco do papel, facilitam o entendimento de certas questões, esclarecendo dúvidas possíveis presentes, ou mesmo questionamentos que o leitor sequer sabia possuir.
A autora termina sua obra comentando o quanto seus esforços valeram a pena, no sentido de que a semente plantada desde sua juventude frutificou e agora ela pode colher os frutos da longa caminhada como secretária, assessora, professora e palestrante. Sempre lembrando do aprendizado e da necessidade de continuar aprendendo, a Professora Eliane encerra com os melhores desejos àqueles que deram alguns momentos de suas vidas para deliciar-se com esta obra atual, informativa, e prática aos profissionais do secretariado, ou mesmo aos interessados pelo assunto.
Pessoalmente, deliciei-me com a leitura leve, objetiva e de linguagem acessível. Por ser breve, e claro, o livro A Secretária que Faz é uma opção bastante agradável aos que não estão tão familiarizados com o hábito da leitura, mas desejam aprimorar ou agregar conhecimentos da área de secretariado, ou assessoria. Realmente instiga o leitor a procurar mais fontes de conhecimento da área, e traz uma avidez por mais informações a respeito do assunto, ao final da leitura. Sendo assim, nada me resta a não ser parabenizar à autora, e recomendar a leitura, convidando todo àquele que se interessar em se informar, entreter e agregar conhecimento, com um livro prático, claro, e perspicaz, tratando de um assunto tão pouco conhecido, mas profundamente interessante: a arte de secretariar.
Livro: WAMSER, Eliane. A secretária que faz: vivências e convivências. Blumenau: Nova Letra, 2010.
Por Barbara Kellermann, Acadêmica do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Confirmada a presença do Professor Vinícius de Lucca no II ENASEC da UFSC
Confirmada a presença do Professor Vinícius de Lucca (IFSC) no II ENASEC da UFSC.
Vinicius De Lucca Filho - Professor e Assessor Especial de Eventos do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Turismólogo (ASSESC), mestre em Ciência da Informação (UFSC), doutorando em Geografia (UFSC). Presidente do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Organizadores de Eventos em Instituições de Ensino Superior (FORCIES). Membro da comissão de Eventos e Projetos da Associação de Geógrafos Brasileiros - Florianópolis. Um dos coordenadores da elaboração do Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Confirmada a presença da Professora Eliane Wanser no II ENASEC da UFSC
Quem é Eliane Wamser?
Especialista em desenvolvimento profissional e capacitação de profissionais do secretariado.
- Consultora e instrutora de treinamento nas áreas de: Etiqueta Empresarial e Protocolo Corporativo, Assessoramento Executivo e Postura Profissional no Atendimento.
- Professora dos cursos de Secretariado Executivo Bilíngüe e Turismo e Lazer, da Universidade Regional de Blumenau (1992-2009)
- Professora do curso de especialização em Secretariado: MBS em Gestão de Pessoas e Processos, Convênio CESUSC/SINSESC, em Florianópolis (SC).
- Mestre em Educação: Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (SC).
- Secretária Executiva Trilíngüe, registro profissional DRT 861/SC.
- Gestora Educacional do Instituto Bem Viver.
- Autora do Livro A Secretária que faz - Vivências e Convivências, Editora Nova Letra, 2010.
domingo, 31 de julho de 2011
quarta-feira, 27 de julho de 2011
terça-feira, 26 de julho de 2011
Origem da Profissão de Secretariado

Origem da Profissão de Secretário(a)
Por Rodrigo Müller*
Vasculhando a internet em busca de textos sobre a origem do profissional de Secretariado, percebe-se que todos remontam à idade antiga, provavelmente no antigo Egito, por volta de 500 a.C. A profissão era exercida pelos escribas, que eram os homens que dominavam a escrita, faziam e controlavam as contas, classificavam e organizavam os arquivos, recebiam, anotavam e faziam serem cumpridas as ordens.
Com o passar dos anos e entre todas as transformações pelas quais a profissão passou, percebe-se que a predominância do sexo masculino no controle desta atividade era inquestionável.
Foi apenas a partir de meados do século XX que as mulheres começaram a entrar neste mercado. A explosão das guerras mundiais contribuiu para a entrada da mulher no mercado de trabalho, que em sua maioria era composto por homens. E desta forma, com a profissão de Secretariado não poderia ser diferente.
Trilhando um caminho árduo as mulheres foram aos poucos conquistando mais autonomia no exercício da profissão, e isso contribuiu para a conquista da regulamentação da profissão de Secretariado Executivo, que ocorreu em 1985, com a aprovação da Lei n° 7.377 de 30 de setembro do mesmo ano.
Nesta época começaram a surgir os sindicatos regionais, em função do fortalecimento da profissão, e no ano de 1989 foi aprovado o Código de Ética do Profissional de Secretariado.
Nos dias atuais, o Profissional de Secretariado não se limita ao cumprimento de ordens e execução de tarefas. O profissional passou a assumir um papel mais dinâmico e pró-ativo dentro das organizações, passando a atuar com Assessor não apenas do executivo, mas de toda a organização, controlando os fluxos de comunicação interna, externa e internacional, liderando equipes de trabalho, resolvendo problemas inerentes à profissão, desenvolvendo eficazmente as técnicas secretariais, buscando integrar as equipes de trabalho e contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais.
Referências:
WILLERS, Ednilse Maria. Histórico Profissional e a Regulamentação da Profissão. Apostila de Técnicas Secretariais I. Unioeste - Campus de Toledo, 2007.
FENASSEC. Federação Nacional das Secretárias e Secretários. A origem da Profissão de Secretária. Disponível em: . Acesso em: 08, ago. 2010.
*Rodrigo Müller é acadêmico do curso de Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - Campus de Toledo.
Secretariado retira Letras do nome (finalmente!!!!)
O curso Letras – Secretariado Executivo terá o nome alterado atendendo um pedido feito pelo MEC e começará a chamar-se apenas Bacharel em Secretariado Executivo. De acordo com Carlos José de Carvalho Pinto, diretor de gestão e desenvolvimento acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, o nome não foi alterado em 2010 porque o pedido do MEC ainda não foi feito através de solicitação oficial. O curso continuará integrando o Departamento de Letras e Literatura Estrangeira (DLLE) e, conforme a coordenadora do curso, apesar da mudança de nome, o Secretariado Executivo não tem mudanças na estrutura ou no currículo previstas até o momento. O MEC estabeleu essa alteração a fim de unificar os nomes dos cursos de Secretariado de todo Brasil e também para que sejam evitadas ambiguidades e concepções errôneas do profissional de Secretariado em relação ao profissional de Letras.
domingo, 24 de julho de 2011
II Encontro de Acadêmicos de Secretariado da UFSC já tem data definida.
O II Enasec da UFSC acontecerá no dia 29 e 30 de setembro no auditório do CTC. O evento trará professores de secretariado, representates do SINSESC, discentes e egressos do curso e profissionais de Secretariado.
A programação estará disponível em breve.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do Evento - Philippi J. Pedro , Simone Carraro e Djulyan Passos

Atenciosamente,
Comissão Organizadora do Evento - Philippi J. Pedro , Simone Carraro e Djulyan Passos
O I Encontro de Acadêmicos de Secretariado Executivo foi um sucesso
Os acadêmicos do curso de Letras – Secretariado Executivo realizaram na noite da quinta, 30/09/10, no auditório do Centro Sócio-Econômico, o I Encontro de Acadêmicos de Secretariado Executivo. O evento foi alusivo ao dia do profissional da área e teve a participação de Katia Moreira, egressa do curso e secretária executiva dos conselhos da UFSC, e da professora Eliane Wanser, especialista em desenvolvimento e capacitação de profissionais de secretariado. O curso, que pertence ao Departamento de Letras e Literatura Estrangeira, tem 197 alunos matriculados regularmente.
A formalidade do cerimonial na entrada indicava a importância do evento. Poucas cadeiras ficaram livres no auditório; a maioria delas ocupada por mulheres – fato comentado pela palestrante. Eliane Wanser foi professora do primeiro curso de secretariado executivo de Santa Catarina, na Universidade Regional de Blumenau (Furb) e disse que, em 17 anos, teve pouquíssimos alunos do sexo masculino. Conduzindo a palestra com bom humor e abrindo espaço para intervenções do público, a consultora ouviu a reclamação de uma aluna afirmando que o curso é desconhecido até por parte de docentes da Universidade e criticou o estereótipo criado a respeito da profissão de secretária.
Não só recados e cafezinho
O perfil da profissão mudou bastante nesse começo de século. Considerada simples atendente de telefones e gerenciadora de agendas dos chefes, a secretária atual precisa ter a capacidade de realizar múltiplas tarefas e dominar idiomas estrangeiros. Regulamentada pela lei 7.377 de 1985, a profissão é encarada, nas grandes empresas, com importância para as atividades do mundo corporativo. De acordo com Eliane Wanser, o profissional de secretariado atua hoje como mediador e harmonizador do ambiente de trabalho. “A secretária funciona como ponte entre o gestor e os públicos da empresa. Ela tem hoje um papel muito mais estratégico do que operacional.”, completa. Para a professora Susana Maria Fontes, coordenadora do curso de Secretariado Executivo da UFSC, a realização do evento serviu para mostrar o crescimento da área.
Sobre a graduação em secretariado, a palestrante afirmou que, por ser uma profissão envolvida com diversas áreas, o currículo deve ser multidisciplinar. Conseguir um estágio na área para conhecer a rotina da profissão e elaborar um plano de carreira enquanto se é estudante também são fatores importantes, na opinião da professora. “É preciso ter uma postura profissional ainda durante o curso. Isso gera credibilidade.”
Por que 30/09?
O Dia do Profissional de Secretariado é comemorado no dia 30 de setembro em homenagem a Lilian Sholes. Nascida em 1850, ela se tornou a primeira mulher a usar uma máquina de escrever em público, inventada por seu pai, Christopher Sholes. Em comemoração ao centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever criaram concursos para escolher a melhor datilógrafa. Como muitas secretárias participavam, o 30 de setembro passou a ser conhecido como “Dia das Secretárias”.
Internacionalmente também existe um dia dedicado aos profissionais de Secretariado. A última quarta-feira do mês de abril é considerada Dia Internacional da(o) Secretária(o). Os profissionais de secretariado também têm um santo protetor. São Jerônimo foi secretário do Papa Dâmaso, que comandou a Igreja Católica entre 367 e 384 d.C.
A habilitação Letras – Secretariado Executivo/Inglês oferece 40 vagas anualmente no vestibular para entrada no segundo semestre, no período noturno. A coordenadoria do curso fica na sala 210, bloco B, do Centro de Comunicação e Expressão.
Por Victor Hugo Bittencourt/ Aluno do curso de Jornalismo da UFSC
Assinar:
Postagens (Atom)